GEORGE A. D. LITTLE - Um pouco sobre a vida do fundador doThe Pernambuco Golf Club


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Já se jogava golfe no Recife em 1908, num campo improvisado na Campina do Derby. Quanto a isso há muitas evidências. Mas o início da Primeira Grande Guerra levou muitos europeus de volta aos seus países de origem e a prática do golfe foi descontinuada.

Em fevereiro de 1928, retornando de uma viagem à Inglaterra a bordo do vapor Andes, chega ao Recife George A D Little, um apaixonado pelo golfe que praticava vestido de maneira elegante. George Alexander Duncan Little nasceu na cidade de Bombay, hoje Mumbai, na Índia, em 7 de novembro de 1887. George era o segundo filho de Alexander Duncan Little, um escocês da cidade de Claelaverock no Sudoeste da Escócia, que se mudou para Bombay para trabalhar num cargo administrativo na Eastern Telegraph Company,aonde se casou com Maude Amelia Warren em 11 de abril de 1883.

Registro de batismo de George Alexander Duncan Little em 7 de novembro de 1887 na Catedral de Saint Thomas em Bombay. Fonte: Family Search.

Quando atingiu a idade escolar George foi enviado para a Escócia, onde deve ter aprendido a jogar golfe, e depois de concluir seus estudos começou a trabalhar como telegrafista na Western Telegraph Company Limited. Trabalhando nessa empresa foi enviado para o Recife aondechegou, pela primeira vez, com 26 anos, em novembro de 1914, a bordo do vapor Amazon da Royal Mail Steam Packet Co. Em 5 de outubro de 1917, casou, no Recife, com Isabel Mary Griffith, nascida no Recife em 1889, filha de Thomaz Comber Griffith, um comerciante há muito estabelecido em Pernambuco.Entre 1919 e 1928, George estive ausente do Recife trabalhando numa subsidiariada Western Telegraph em Montevidéu no Uruguai, aonde jogava golfe no Uruguay Golf Club fundado em 1922.

Sede da Western Telegraph Company no Recife onde George Little trabalhava. Hoje o prédio abriga o Museu do Frevo.

De volta ao Recife, George sentia muita falta de um campo para praticar seu esporte favorito. Imediatamente, iniciou procura por um local que pudesse ser utilizado para esse fim. Procurou por muito tempo pelos diversos arrabaldes sendo que alguns locais visitados eram pequenos demais, outros não se prestavam para o plantio de grama por serem demasiadamente arenosos, outros ficavam muito distantes e de difícil acesso, enquanto que, no caso de um ou dois mais adaptáveis, o aluguel pedido era muito alto. Finalmente, se fixou numa área de 22 hectares da parte norte do Engenho Poeta em Caxangá, do Coronel Manoel Joaquim Correa Bastos. A área era utilizada para o pasto do rebanho de gado e tinha uma casa colonial que poderia ser utilizada como sede do clube.

Em 27 de junho de 1928, fixou no quadro de avisos do British Country Club uma mensagem dizendo que um local adequado para criar um clube de golfe havia sido identificado e que os interessados deviam apor suas assinaturas. Depois de poucos dias, 87 pessoas haviam assinado a convocação. No dia 12 de julho, foi realizada uma reunião com 31 pessoas onde George apresentou a proposta da descrição do traçado do campo de nove buracos e as condições de arrendamento da área, o que foi aprovado pela unanimidade dos presentes.

Uma comissão composta por George Little, Glynne GordonGriffith Williams, H Channon e Thomaz Logan Griffith foi encarregada da constituição do novo clube cujo nome seria The Pernambuco Golf Club, o mesmo nome que era adotado em 1908. Em 19 de julho foi eleita a primeira Diretoria formada por Glynne G Griffith Williams, Presidente, H Channon, Vice- Presidente, George A D Little, Secretário e Capitão e Frank Thomas, Tesoureiro. George tinham todos os predicados para exercer a capitania, conhecimento, iniciativa e liderança.A inauguração festiva do campo e da sede do clube foi realizada em 7 de outubro de 1928. A joia inicial era de 100 mil reis e a mensalidade de 10 mil reis paracavalheiros e de 5 mil reis para as damas.

Em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação na fundação do clube, a Diretoria, em reunião realizada em 11 de outubro de 1928, aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Sócio Honorário a George A D Little. Em 8 de outubro de 1929, George instituiu a primeira taça a ser disputada com o nome de “The Little Quaich”. Quaich é um recipiente de prata com duas alças, utilizado para beber uísque,também conhecido como o copo da amizade. O primeiro vencedor dessa taça foi William James Scott em 1929.

A taça “The Little Quaich”Foto de Leslie E Fellows.

George deixou o Recife em 1931, Casou novamente, em 25 de julho de 1947, com Mabel Muriel Douglas Scott. Morreu em 18 de dezembro de 1972, com 85 anos, em Moffat no sudoeste da Escócia, uma cidade muito próxima daquela onde seu pai nasceu.

Em 1948, Harold Cecil Morrisy, o Presidente do clube à época, ofereceu uma taça denominada “George Little” em homenagem ao fundador do clube.

A Taça GEORGE LITTLE.. Foto de Leslie E Fellows.
Foto de George A D Little c 1930, com 43 anos. O provável local da foto é o tee de saída do antigo buraco 1 que ficava onde hoje está localizada a pista de salto próxima à Avenida Caxangá. Fonte: Livro comemorativo dos 25 anos do clube.
1948- Golfistas, reunidos na frente da sede do clube, que participaram da primeira disputa da taça “George Little”. Segurando a taça o Presidente do clube Harold Cecil Morrisy. Foto do acervo do autor.

Por sua inestimável contribuição na formação do The Pernambuco Golf Club, a partir de 1945, Caxangá Golf & Country Club, deve-se a George Alexander Duncan Little a identificação do local do clube, do traçado inicial do campo de nove buracos e da instituição da primeira taça a ser disputada. George foi, também, o primeiro capitão do clube e seu primeiro sócio honorário. Que sua memoria seja merecida e honrosamente preservada.