O golfe não é sabão em pó


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O golfe não é sabão em pó, nem detergente, nem é acessível para todos. Se não conseguimos fazer chegar água a milhões, soa demagógico falarmos hoje de golfe para todos.

O fantasioso cenário pré-eleitoral nacional desabou e a realidade apareceu com toda força, afetando também o golfe brasileiro. Menos jogadores nos campos e nos centros de treinamento que sofrem com aumento de custos, escassez de patrocínios e vendas lentas para empreendimentos imobiliários ou hoteleiros com golfe.

Para amenizar situações complicadas, Henry Ford aconselhava um século atrás que se sobrasse um dólar que fosse gasto em divulgar o produto. Na frente interna também é mais do que imperativo intensificar a cooperação e parcerias entre clubes, federações, CBG, associações, patrocinadores e comunicadores.

Na frente externa deveríamos divulgar golfe para o setor empresarial e as suas muitas benesses buscando retorno aos investimentos em tempo ou em recursos financeiros.

Conscientização com foco. Precisamos resultados já. Demagogia não resolve como constatamos também hoje no cenário nacional. Necessitamos reforçar a base empresarial para financiar as diferentes necessidades do desenvolvimento do esporte, atraindo os seus executivos e as suas empresas. Foco no atendimento corporativo personalizado.

Esse atendimento personalizado deve contemplar palestras para empresas ou para setores alvos. Olho no olho. Ideias e exemplos. Precisamos captar patrocínios para eventos, atletas, meios especializados, fora do curral dos incentivos fiscais, em curto prazo. Necessitamos muitos mais executivos e empresários amando o esporte, logo.

Há dois anos espero alguma resposta dos atuais dirigentes sobre propostas para fazer mira qualitativa empresarial com palestras periódicas para empresas com selo institucional. Em dezenas de palestras ao longo dos anos que realizei foram colhidos resultados, seja inserção de novas empresas no golfe ou adesão de executivos ao golfe. O momento exige resultados concretos e imediatos já!

* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa. www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br