Os que não saem nas fotos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Pelas historicamente deficientes estruturas de apoio aos esportistas brasileiros e aos golfistas em especial, os pais e mães foram e são decisivos para a formação da maioria dos jogadores de destaque.

André Tourinho, que bem representou Brasil dias atrás na edição inaugural do Campeonato Latinoamericano, é um deles. Lembro-me da mãe do André uns 15 anos atrás no Itanhangá do Rio tentando convencer esse então menino magrinho a acompanhar mais no campo ao seu irmão maior, hoje engenheiro na área petroleira. André foi a contragosto, mas foi e acabou gostando muito. O golfe brasileiro agradece.

O pai do talentoso profissional Felipe Navarro foi um dos melhores profissionais da história do golfe brasileiro. Também no fim dos noventa, o acompanhamos gastando toda a sua paciência para corrigir o então baixinho num movimento buscando ao mesmo tempo arrancar um sorriso do garoto no driving do Gâvea. O Felipe foi em frente.

O mesmo com a mãe de Rafael Becker, preocupada em que o filho conciliasse os estudos com a sua paixão sempre dando tudo de si, quando esse vencedor do Aberto do Brasil 2014 era ainda um menino no meio da turma de moleques de São Fernando. Tem muitos outros exemplos.

Nos dias de hoje assisto ao pai do Lauren Grinberg transformado num motorista atarefado tentando que a filha não perca treinos no Lago Azul, aulas, torneios onde forem. Ainda é cedo, mas certamente Lauren vai bilhar no golfe de alta competição.

Muito se divulga das ferramentas tecnológicas para a alta competição como Flightscope, Sam PuttLab, de cabeças de taco com High MOI, RSF, AR, dos valiosos patrocínios, dos importantes apoios institucionais. Porém permito-me render aqui a homenagem a todos os pais e mães de golfe como fundamentais para os sucesso de golfistas.

Não escrevi o nome de nenhum pai e de nenhuma mãe do golfe. Eles quase já não têm mais nomes. Nos clubes ou torneios são identificados apenas como: ... pai ou mãe de .... Eles não ligam para isso. Eles nunca saem nas fotos no pódio. Eles quase nunca ganham uma linha nas reportagens. Também não ligam. Viva! Palmas para esses heróis anônimos!

* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa. www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br