Atletas válidos apenas para fotos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

"Nós, atletas, não podemos mais ser usados simplesmente para fotos conjuntas em momentos de vitória nacional", expressa a carta redigida por atletas brasileiros, vários deles medalhistas olímpicos de renome internacional, sobre a designação do novo Ministro do Esporte, George Hilton.

"Vamos ser francos, essas conquistas são muitas vezes obtidas a despeito da política esportiva, da legislação e da condução nacional do esporte". Nada mais verdadeiro para todos os esportes, incluindo o golfe.

Os esportistas se dizem "envergonhados e desprestigiados" com a escolha. É realmente complicado acompanhar a designação de alguém que nunca esteve ligado ao esporte para esse cargo tão importante. É como indicar um filósofo para pilotar um avião, ou um especialista em moda para conduzir uma plataforma de petróleo. Uma questão técnica quando o golfe volta a ser olímpico no Rio 2016!

Vamos limitar a análise à falta de conhecimento esportivo. Deixemos para os especialistas outros aspectos ético/legais na carreira do novo Ministro do Esporte já veiculados na grande imprensa.

A filosofia para aprovação de projetos esportivos com incentivos fiscais é determinada pelo Ministério do Esporte. Não esqueçamos que grandes instituições financeiras patrocinadoras do golfe utilizam os benefícios fiscais da Lei de Incentivo ao Esporte. Qual será a filosofia para aprovação? Se houver demagogia envolvida certificamos que nunca no mundo a demagogia fez sequer um campeão.

Pode ser que o pastor Hilton acabe resultando um grande ministro para o golfe e os outros esportes. Milagres já aconteceram. Fé é a palavra de ordem!

* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa. www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br