A peculiar geografia do golfe


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Hoje quando o golfe brasileiro está plenamente internacionalizado, tanto em jogadores como torneios, seria apropriado iniciar o debate para reordenar clubes e federações seguindo a distribuição por estados e regiões buscando acompanhar a legislação nacional.

A distribuição de clubes e a denominação de federações foi consequência de momentos da história que motivaram decisões sensatas. A evolução exige uma adaptação gradual para fortalecer a imagem do golfe perante outras confederações e associações mundiais e para dar maior fluidez ao dialogo com autoridades e patrocinadores.

O IBGE, em 1970, estabeleceu oficialmente cinco regiões: Norte (16 milhões de habitantes) , Nordeste (54 milhões) , Centro-Oeste (15 milhões) , Sudeste (80 milhões) e Sul (27 milhões). Um dia poderá se sonhar com contar com apenas fortes cinco federações regionais, fortes e representativas. Por enquanto podem ser trabalhados aos pontos atuais de chamativa incoerência.

Minas Gerais: O clube Poços de Caldas, na cidade mineira do mesmo nome, é filiado a Federação Paulista. O Morro do Chapéu, em Belo Horizonte, está filiado diretamente a Confederação Brasileira de Golfe. Um terceiro campo de 18 buracos será inaugurado em breve em Poços de Caldas, com o qual Minas Gerais terá direito a criar a Federação de Golfe de Minas Gerais reunindo os três clubes do estado legalmente necessários para isso.

Outra alternativa seria mudar o nome da Federação Paulista de Golfe para Federação Paulista e Mineira de Golfe que um dia poderá chegar a Federação Sudeste. Assim foi feito no caso da Federação Paranaense e Catarinense que um dia poderá ser unida com Rio Grande do Sul para formar a Federação Sul. É o preço de assimilação de clubes de outros estados.

A Federação Centro Oeste- Nordeste (Fecong): Têm apenas clubes do Centro Oeste. Será necessário mudar a sua denominação porque a letra N correspondia ao de Nordeste, porque originalmente também englobava os campos dos resorts da Bahia. Poderia ficar plenamente correta de ser Federação Centro Oeste de Golfe.

Um clube que fica no coração do Centro-Oeste está fora da Federação Centro Oeste. O clube Terras do Golfe, em Campo Grande, é filiado a Federação Paulista. São Paulo virou Centro-Oeste e deixou de ser Sudeste? É um tema que precisa ser debatido e resolvido com sensatez.

Entender simultaneamente de geografia e golfe pode ser muito complicado pelo quadro acima descrito.

Guillermo Piernes é escritor, palestrante e consultor. Autor de Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa. WWW.guillermopiernes.com.br , piernes@golfempresas.com.br