A remoção de um entulho autoritário


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Demorou mas chegou. O entulho autoritário encastelado na Associação Brasileira dos Profissionais de Golfe foi isolado e removido das decisões de importância para o futuro do esporte.

A maioria dos jogadores profissionais de elite abandonou a ABPG em repudio ao autoritarismo da presidência da Associação que ignorava sistematicamente as reivindicações de liberdade de trabalho e de expressão dos seus associados. A CBG abriu as portas para todos.

Durou quase uma década em que a ABPG ficou transformada num ente explorador do trabalho alheio, cobrando taxas exorbitantes (R$ 8.000,00) para que os aspirantes se transformassem em profissionais e 10% dos prêmios que pudessem receber os seus associados. Um cartório que daria inveja às capitanias hereditárias do Império de Portugal em terras brasileiras.

Nestes anos a presidência da ABPG, exercida por Antonio Nascimento, acumulou recordes de denúncias de malversação de fundos, manipulação de eleições, ameaças mil, envio da polícia a eventos onde a Associação não cobrava percentagens de prêmios. Também recordes de incompetência, como o de comprar passagens falsas numa agência de viagens de Arujá que impediu a participação do Brasil numa Copa do Mundo, quando a equipe era muito forte com João Corteiz e Fabiano dos Santos.

Como toda entidade autoritária houve muitos favores e agora alguns dos favorecidos chamam a atenção para o suposto perigo que o golfe enfrenta. Nada disso. É uma oportunidade para tirar o atraso que deixou o golfe de competição profissional numa situação que todos conhecemos com apenas quatro no ranking mundial depois do lugar 500. Os profissionais foram heróis para sobreviver.

Não foi racha. Foi separar joio do trigo. Foi uma limpeza que a ética exigia. A coragem de alguns venceu um autoritarismo incompetente e indigno do golfe brasileiro, um anacrônico entulho autoritário num esporte que prima pelo respeito.

* Palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa.
www.guillermopiernes.com.br, piernes@golfempresas.com.br