Mídia é a chave no sucesso dos patrocinadores no golfe


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Planejamento de mídia é a chave para o sucesso dos investimentos em golfe, especialmente em tempos especiais como os atuais.

A modalidade sente os apertos nos patrocínios esportivos, onde as montadoras e as financeiras eram pilares importantes e neste ano passaram a ser coadjuvantes nos eventos, com contadas exceções.

Em tempos complicados para patrocínios, a valorização das marcas na mídia resulta fundamental. Ainda existe um longo caminho para percorrer no golfe. Para os patrocinadores de golfe poucas vezes existiu tanta mídia especializada efetiva. Porem ainda é freqüentemente que os recursos fiquem apenas para a execução do evento sem um correto planejamento de mídia que potencializa todo investimento. Ou apenas nos circuitos internos de divulgação.

A mídia especializada no golfe brasileiro cresceu qualitativa e quantitativamente. Em matéria de revistas, Golf Digest, Golf Life e Golf e Turismo e uma seção permanente de golfe na Elite Magazine preenchem as necessidades com qualidade. Como revista eletrônica é distribuída Golfetc. Dois newsletters quinzenais são destaques: Jornal do Golfe, que entrou no seu terceiro ano, e Golf e Negócios, mídia que privilegia o enfoque empresarial com portadas inspiradas nos grandes jornais econômicos.

O portal Golfempresas.com.br e os sites Blogolfe, Golfexpress e Brasil Ponto Com e apresentam posicionamentos diferenciados na mídia eletrônica, com alto profissionalismo. Blogs nos portais Globo e ESPN completam o segmento. Á coluna semanal de golfe que assino celebrou 600 edições publicadas na Gazeta Mercantil.

A mídia profissional com penetração no mercado e credibilidade sempre será um elemento que agregará para as propostas de eventos que possa organizar a CBG, as federações e os clubes. Os patrocinadores e apoiadores, mais do que nunca, buscam retorno. A mídia profissional garante esse retorno. Essa parceria resulta hoje quase obrigatória.

* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil. Autor de Liderança e Golfe e Tacadas de Vida. piernes@yahoo.com, www.golfnegocios.com