Meninos do Brasil retornam à Los Andes dispostos a esquecer o rebaixamento e lutar pelo título

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

por: Ricardo Fonseca

Depois de viver seu pior momento em mais de 70 anos da história da competição, com os rebaixamentos seguidos das equipes masculina e feminina, o Brasil estreia nesta quarta-feira, 21 de novembro, na 73ª Copa Los Andes, disposto a retomar sua história de sucesso no Campeonato Sul-americano de Golfe por Equipes, que estará sendo jogado até sábado, 24, no Club de Golf del Uruguay, em Montevidéu. Este ano, jogam apenas os homens, que cumpriram o rebaixamento em 2017. O time feminino do Brasil só volta à competição em 2019.

O gaúcho Andrey Xavier, do Belém Novo, e os paulistas Fred Biondi, radicado nos EUA, e Lucas Park, do Paradise são as novidades da equipe brasileira. O gaúcho Herik Machado, do Belém Novo, e o carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, os únicos remanescentes do “Desastre de Lima”, em 2016, permanecem no time para essa que é uma das poucas competições importantes do continente disputada no sistema Match Play, com dois jogos de duplas de tacadas alternadas, pela manhã, e quatro jogos individuais à tarde.

Time forte – Herik Machado viajou na condição de atual campeão brasileiro e atleta do país mais bem colocado do ranking mundial amador de golfe (WAGR), na 125ª colocação, ainda comemorando ter passado o corte, há duas semanas, num torneio profissional do PGA Tour Latinoamérica, na Argentina. Daniel Kenji Ishii, por sua vez, terceiro brasileiro mais bem colocado do ranking mundial, estreia motivado pela conquista do tricampeonato do Aberto do Itanhangá, no último domingo.

Andrey Xavier estreará na Los Andes como novo número 1, além de ser o terceiro golfista do país mais bem colocado no ranking mundial (958). Outra novidade no time é o juvenil Fred Biondi, que mora nos EUA e já é o segundo melhor brasileiro do WAGR (536º) e que acaba de assinar com os Gators, da Universidade de Flórida, para jogar na Divisão I da NCAA a partir do segundo semestre de 2019. Completa a equipe Lucas Park, campeão brasileiro juvenil de 2017.

O técnico Luiz Miyamura comandará o time na Los Andes. Euclides Gusi, recém eleito para mais dois anos como presidente da Confederação Brasileia de Golfe (CBG), é o delegado da delegação brasileira em Montevidéu.

Confrontos – A Los Andes não tem jogo fácil, mas o Brasil pega, na estreia, o adversário mais difícil entre os nove participantes: a Argentina, que defende o título no masculino e feminino. O time argentino perdeu Alejandro Tosti e Andrés Gallego, que viraram profissionais, e terá como novidades Mateo Fernández de Oliveira, Federico Shin e Martín Contini, jogando ao lado de Jesus Montenegro e Andrés Schonbaum. Ao mesmo tempo, o Brasil enfrenta nesta quarta-feira a Bolívia, que perdeu José Luis Montaño, agora profissional, e terá uma equipe teoricamente mais fraca.

No Chile, a novidade é Tomás Gana, que substituiu Joaquin Niemann, amador número 1 do mundo que virou profissional. No Peru, os destaques são Luis Fernando Barco e Julián Périco. O Uruguai, que joga em casa, renovou a maior parte do time, enquanto a Venezuela, sem Jorge García, aposta nos talentos de Manuel Torres e Alejandro Restrepo. O Paraguai é o rebaixado da vez e não joga, apesar de ter ficado em oitavo, e não em último lugar em 2017, uma vez que o lanterninha Uruguai estava garantido por jogar em casa.

Saiba quem joga na Los Andes

ARGENTINA

Mateo Fernández de Oliveira, Federico Shin, Jesus Montenegro, Andrés Schonbaum e Martín Contini

BOLÍVIA

George Scanlon, Johann Voss, Camilo Ávila, Fernando Gonzáles e Eric Velasco

BRASIL

Fred Biondi (Frederico Figueiredo), Andrey Xavier Borges, Lucas Park, Daniel Kenji Ishii e Herik Machado

CHILE

Carlos Bustos, Agustín Errazuriz, Gabriel Morgan, Tomás Gana e Martín Moreno

COLÔMBIA

Esteban Restrepo, Ivan Camilo Ramírez, Carlos Ardila, Juan Francisco Mejía e Juan Camilo Vesga

EQUADOR

Nicolás Cimadevilla, Nicolás Escobar, Juan Moncayo, Rafael Miranda e Esteban Missura

PERU

Smith Gálvez, Santiago Zubiate, Patricio Freundt Thurne, Julián Perico e Luis Fernando Barco

URUGUAI

Facundo Álvarez, Nicolás Teuten, Álvaro Vargas, Franco Martínez y Miguel Reyes

VENEZUELA

Manuel Torres, Edgar Zea, Ernesto Martínez, Alejandro Restrepo e Alejandro Perazzo

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe