Calor excessivo e a prática esportiva


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Máxima atençao no caso de praticar golfe ou outro esporte com calor excessivo e ate seria melhor considerar se vale a pena correr o risco para a saude e para a propria vida ao jogar com altas temperaturas.

O calor excessivo é um agente que provoca uma reação do sistema imunológico similar à da invasão por um vírus ou por uma bactéria nociva e a reação costuma ser rápida e intensa segundo pesquisas cientificas.

Na prática do esporte, os músculos viram aquecedores internos e o organismo precisa compensá-los em com altas temperaturas isso se torna muito dificil. 

O organismo do atleta entra em um círculo pernicioso, intensificando-se a produção de suor sem resfriamento do organismo, aumentando a fadiga e reduzindo a eficiência mecânica como provam os escores dos últimos buracos do percurso com alto calor, quando o cerebro se resente do deficit na hidrataçao.

Antonio Herbert Lancha Júnior, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, observa que a perda do nivel apropriado de hidratacao é suficiente para atrapalhar a concentração, ao aumentar o tempo de tomada de decisão e o intervalo de resposta do corpo, com o aumento de batidas erradas.

A maioria das pessoas sente enjoo e perde o sentidos quando o volume de fluidos corporais diminui por volta de 6% ou desidratação grave. 

O jogo de golfe, que demanda quatro a cinco horas, quando praticado com temperatura acima de 30 graus significa um risco para saúde e até para a vida.

A destruiçao ambiental não permite otimismo sobre o futuro assim que é melhor tomar todas as providencias individualmente.

Cuide da hidratação com total atenção, use roupa leve e com proteção contra raios ultravioletas, protetor solar, chapéu e se sentir algum malestar no campo, não banque o herói, pare. 

Vale a pena arriscar é a pergunta. Não é a resposta.

* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa. www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br